Análise Fundamentalista: primeiros passos no processo de escolha de ativos.

No processo de análise fundamentalista, o analista, em resumo, verifica estudos voltados aos fatores micro e macroeconômicos referentes è empresa analisada. Além disso, faz a análise do balanço patrimonial e das demonstrações de resultados destas empresas.

Este modelo de análise é muito utilizado, principalmente, por acionistas, credores e a própria direção da empresa. Isso porque ele serve para vários propósitos. Por exemplo: os administradores irão utilizar as informações para monitorar e acompanhar o progresso financeiro da empresa. Ao mesmo tempo, os analistas financeiros a utilizam para identificar as melhores ações, tanto para compra quanto para venda.

Sobre a Análise Fundamentalista

Em outro artigo, já falamos um pouco sobre este modelo, quando falamos sobre a utilização de indicadores como:

  • Produtividade;
  • Liquidez Geral;
  • Liquidez Corrente;
  • Capitalização;
  • Imobilização do Capital Próprio.

Uma vez que já tratamos deste assunto, vamos falar agora um pouco mais sobre indicadores financeiros retirados do balanço patrimonial, bem como das demonstrações de resultados das empresas.

As informações referentes àss empresas listadas na bolsa são públicas e atualizadas de forma trimestral pelos departamentos de relações com os investidores das empresas. De fato, você consegue encontrá-las agora mesmo, no link abaixo:

Empresas Listadas | B3

Acessando este link, os passos para encontrar os dados financeiros das empresas são:

  1. Encontrar o ativo de interesse;
  2. Selecionar o ativo clicando no nome dele;
  3. No canto superior direito; mudar a opção de “sobre a empresa” para “relatório estruturado”.

Vale comentar que, neste mesmo link, você poderá encontrar várias informações sobre o ativo escolhido.

Após coletada as informações, vamos a alguns dos índices financeiros mais utilizados pelo mercado. É com base nestes índices que podemos escolher os nossos ativos.

Na Althis Finance, nossa equipe elabora análises muito próximas destas que serão comentadas. Entretanto, aqui você encontra um olhar mais detalhista e com uma série de análises mais elaboradas e automatizadas. Isso se dá, afinal, porque estamos olhando para mais de 400 ativos dentro da nossa bolsa. Porém, o raciocínio é o mesmo. E o início da nossa jornada também passou por pontos mais básicos e de fundamental importância como os mencionados a seguir.

Lucro líquido constante e em crescimento

O lucro líquido nada mais é do que aquilo que realmente sobra após a empresa pagar todos os seus impostos e despesas. A análise aqui é referente à constância e ao fator de crescimento. Assim sendo, olhamos para este indicador e o comparamos com outras empresas e com a média do setor.

Apesar de ser importante dizer que analisar o ativo contra ele mesmo é fundamental para sabermos como está o crescimento da empresa, é de maior importância fazermos essa comparação contra os seus concorrentes e contra a média do mercado. Só assim podemos tomar a decisão de em quais ativos devemos investir.

Receita líquida

Seguindo as premissas do lucro, as receitas líquidas irão indicar o quanto realmente entrou no caixa da empresa após as despesas e os custos com impostos. Este é, portanto, um indicador muito interessante para se analisar o desempenho das vendas da empresa e/ou o desempenho referente à diminuição dos custos de produção.

(EBITDA) Lucro operacional

O queridinho de muitos analistas. O lucro operacional é muito utilizado para verificar se todos os processos que envolvem a produção da empresa e a sua geração de caixa estão positivos ou negativos.

Margem Líquida

Agora vamos para um indicador criado para entendermos a rentabilidade da empresa ao longo do tempo. Novamente, vale lembrar que o ideal é comparar estes indicadores com as concorrentes da empresa analisada.

A margem líquida apresenta o valor recebido por venda realizada. Este é um indicador percentual, ou seja, caso mostre um valor de 15%, a informação será, em outras palavras, de que para cada R$ 1,00 recebido pela empresa, R$ 0,15 ficaram como lucro.

Estes são indicadores básicos e fáceis de analisar e entender. Assim, é um ponto inicial e muito bom para todos os investidores conhecerem sobre as empresas em que estão aplicando seu capital. 

Outros indicadores, como por exemplo ROE, ROIC, P/L, LPA e VPA complementam uma análise um pouco mais elaborada. Mas falaremos deles em nosso próximo artigo.

Ficou com alguma dúvida sobre este lado da análise fundamentalista? Fale com a gente nos comentários. 

Um grande abraço e até mais!

Posts Relacionados

Deixe um comentárioSeu email não será divulgado.

11 − 8 =